O clima do Recife, tropical, quente e úmido, não é, com certeza o melhor para se caminhar na rua. No "Verão", o sol é intenso e no "Inverno", a chuva molha tudo. Mas há formas de contornar essas dificuldades para aqueles que querem desfrutar dos prazeres de uma boa caminhada como atividade lúdica ou de lazer. No desenho abaixo de Antônio Carlos Montenegro, temos um esquema para caminhar nos dias de sol, sempre com chapéu de abas largas, protetor solar e acesso a água mineral. Até as 11h e depois das 15h. Dá em torno de sete horas de luz com umas quatro horas de sombra no horário em que o calor e a incidência solar são mais intensos. Esse intervalo deve ser dedicado a atividades abrigadas como almoço, visitas a exposições, museus etc. Já no que diz respeito aos dias de chuva, o jeito é arranjar um guarda-chuva bem grande e não se incomodar de molhar os pés.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Humberto Cavalcanti disse:
ResponderExcluirComprei os 2 guias impressos. O blog, assim como aquele dois guias, deixam de ver (e talvez por descnohecimento) o que é o mais interessante e mais importante (na opiniao deste comentarista, claro): o prazer de flanar, de sair sem rumo, quando nenhum guia do mundo é capaz de "orientar", e quando o mais interessante sáo as pessoas de um lugar. Flanar é andar á-toa, meio sem rumo, e sem caminhos traçados ou objetos programados. É descobrir por si só. Essa é a falta, e a pouca riqueza do blog e dos dois livros-guias, que deixam passar (ou náo podem ver) o mais importante.
. . . . . . .
Tiergarten
Saber orientar-se numa cidade não siginifica muito. No entanto, perder-se numa cidade, como alguém se perde numa floresta, requer instrução [ cultura / educação ]. Nesse caso, o nome das ruas deve soar para aquele que se perde como o estalar do graveto seco ao ser pisado, e as vielas do centro da cidade devem refletir as horas do dia tão nitidiamente quanto um desfiladeiro. Essa arte aprendi tardiamente; ela tornou real o sonho cujos labirintos nos mata-borrões de meus cadernos foram os primeiros verstígios. Não, não os primeiros, pois houve antes um labirinto que sobreviveu a eles. O caminho a esse labirinto, onde não faltava sua Ariadne, passava por sobre a Ponte Bendler, cujo arco suave se tornou minha primeira escarpa. (...)"
(Trecho inicial de um pequeno texto, em torno de 'Tiergarten', jardim zoológico e parque que se encontra no Parque da Cidade, em Berlin): Benjamin, W. : "Rua de mão única" ).
_______________________________________________
gostei do blog, arretado. Abordará também algum roteiro histórico?
ResponderExcluirAdorei o blog! E concordo muito com vocês, a melhor forma de conhecer a cidade é andando por ela. Tenho um blog sobre o recife também, quero convidá-los a conhecê-lo no www.meurecifeassim.com, inclusive, vocês já estão nos meus favoritos!
ResponderExcluirQue legal! Achei o blog de vocês através do da Paula Brasileiro (acima). Temos os guias de vocês aqui em casa. Também costumo fazer caminhadas domingueiras com o grupo Meninos na Rua organizado por Alfredo Montebello.A maioria do pessoal é da AACS Brasil - regional Recife, mas é só chegar e sair.
ResponderExcluirCaro Chico,
ResponderExcluirse assim posso chama-lo. Vários domingos o vi andando na praça de Casa Forte. Percebi que a última materia na ALGO MAIS, você comentava que percebia cada vez mais pessoas andando em Recife. Quero corrigir, o sr vê pessoas que pertencem ao grupo MENINOS E MENINAS NA RUA, que andam todos os domingos e partem de qualquer lugar da cidade. Este grupo esta ligado a AACS Brasil - Regional PE. Acho muito interessante o trabalho que sr e sr Plinio estão fazendo, porque desmistifica Recife como uma cidade violenta e hoje temos certeza que não é. Temos andando por todos os quantos da cidade, descobrindo em cada esquina, rua, praça sua característica e aqui pra nos NOSSA CIDADE É LINDAAAAAAA. Venha conhecer nosso trabalho em uma de nossas reuniões, bem como as fotos e clips montados. Aguardo contato tucapaes@hotmail.com para trocar idéia de como podemos ajuda-lo.
Adorei o blog. Muito mesmo. Só não concordei muito quanto ao horário de sol a pino. já verifiquei ser por volta das 11h em diferentes épocas do ano... Sds André Dantas
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa, adorei. Sou recém moradora do Recife e pretendo conhecer esta linda cidade de grande riqueza histórica.
ResponderExcluir