A igreja da Madre de Deus é o principal monumento religioso edificado na península portuária do Recife (Bairro do Recife), entre a segunda metade do Século XVII e o início do Século XVIII. Erguida pela congregação religiosa dos padres do Oratório de São Felipe de Néri, a igreja teve sua construção iniciada em 1706 e foi dada como concluída em 1720, com o término de seu frontispício.
Em estilo barroco, conserva a arquitetura original e tem painéis arrojados no interior, obra do pintor Sebastião Canuto Tavares. Possui nave única, excepcionalmente ampla, com dois corredores laterais e seis capelas internas. Os seis altares entalhados, acabados em branco e ouro, são do estilo denominado Rococó tardio.

Às capelas, correspondem tribunas que se abrem em corredores superiores.
A composição bem elaborada do frontispício da igreja é resultado da definição do espaço interior. A cantaria, originalmente em arenito, hoje recoberto, é realçada pelas partes brancas nas paredes. Incendiada em 1971, passou por profunda reforma, recentemente refeita. É uma das mais belas igrejas do Recife, monumento nacional.